2007-06-25

Pequeno ensaio sobre a Perfeição

Início pela negativa:

Não sou perfeito!

Poderei ser muitas coisas, de certo outras tantas coisas não sou, mas perfeito, amigos garanto não o ser.

Não sou perfeito, mas não minto, não engano, não atraiçoo.
Não sou perfeito, digo muitas vezes a verdade mesmo quando ela dói, mas tantas vezes ela tem de doer, para curar, para abrir e poder sarar feridas.

Perco todos uns dias um pouco mais do que, o na verdade ganho.
Perco vida, perco sanidade, procuro não perder amizade mas nem sempre o consigo (e tal enluta-me a alma e entristece-me o peito).
Perco luz no olhar, perco cabelos, perco alegrias, perco inocência, perco tantas vezes a paciência.

Também ganho, nostalgia, muita nostalgia, amargura e com ela algum amadurecimento.

Nem tudo é amargo contudo!

Ganho mel muitas vezes, nem sempre onde o busco. É certo que mel e fel andam de mãos dadas nos dias e locais menos próprios.

Ganho poesia. Mesmo sendo uma poesia desgarrada de alegria hoje.
Ganho poesia. Mesmo sendo uma poesia alucinada e desligada do dia-a-dia.
Ganho poesia. Mesmo sendo alegre num dia e lacrimosa no seguinte.

Ganho fel muitas vezes, nem sempre porque o busco. É certo que fel e mel andam de mãos dadas nos dias e locais menos próprios.

Nem tudo é amargo contudo!

Tenho fé, tenho uma fé cega em tantas coisas belas.
Tenho fé no Sol e nas outras estrelas.
Tenho fé numa noite perfeita de S. João em que não há um milhar de estrelas mas sim um milhão, céu povoado de balões de papel, argonautas em voo apaixonado rumo a Galáxias mais perfeitas que esta!
Tenho fé!
E tal faz-me imperfeito.

Não faz mal, padeço dessa deformação, mas consciente dela sou.
Um dia, um dia serei morto.
E não serei nem nesse dia perfeito.

Não busco esse altar, esse céu…
Não o sonho, não o desejo…

Tenho fé numa noite perfeita de S. João em que não há um milhar de estrelas mas sim um milhão, céu povoado de balões de papel, argonautas em voo apaixonado rumo a Galáxias mais perfeitas que esta!
Tenho fé!
E tal faz-me imperfeito.

E tenho sangue e tenho Paixão…
E tal faz-me imperfeito.

Quase diria:
Que alegria!

Mas há dias de fé.
Mas há dias de fel.
Mas há dias de mel.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ai, Ai. Comoamo esse cantinho, me traz paz, alegria e uma nostalgia deliciosa.
Obrigada por compartilhar seu dom conosco.
Beijos
Giovana

2:25 da manhã  
Blogger Marinheiro said...

Querida Giovana agradeço do coração a tua visita
Volta sempre!
Um beijo grande

1:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home